“Memórias Reveladas” reúne histórias da ditadura

11/17/2009 at 11:21 AM (Cultura)

Por Mariana Pires

Em Abril de 1964 o Brasil mergulhava em uma nova fase da sua história. Durante 21 anos o país viveu um regime de governo militar, que marcou a nação, seu povo e suas instituições. Foram duas décadas de confronto entre forças políticas e sociais. Neste conflito ambos os lados, governo e oposição, utilizaram todos os seus recursos: censura terrorismo, tortura e guerrilha.

Até hoje muitas famílias ainda sofrem com a perda de seus entes queridos sem ao menos saber o que lhes aconteceu realmente.

Ditadura

Atualmente o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil, denominado “Memórias Reveladas”, foi institucionalizado pela Casa Civil da Presidência da República e implantado no Arquivo Nacional com a finalidade de reunir informações sobre os fatos da história política recente do País.

Dando continuidade a iniciativas dos últimos governos democráticos, em novembro de 2005, o Presidente Lula assinou decreto regulamentando a transferência para o Arquivo Nacional dos acervos dos extintos Conselho de Segurança Nacional, Comissão Geral de Investigações e Serviço Nacional de Informações, até então sob custódia da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e passou à Casa Civil a coordenação do recolhimento dos arquivos.

Essa iniciativa está possibilitando a articulação entre os entes federados com vistas a uma política de reconstituição da memória nacional do período da ditadura militar. Os acordos firmados entre a União e os Estados detentores de arquivos viabilizam o cumprimento do requisito constitucional de acesso à informação a serviço da cidadania.

O governo coloca a disposição do público formas de contato para qualquer tipo de informação sobre fatos ocorridos na época da ditadura e afirma que esta atitude ajuda a reencontrarmos nossa história, formamos nossa identidade e damos mais um passo para construir a nação que sonhamos: democrática, plural, mais justa e livre.

Tantos anos de repressão jamais serão esquecidos e qualquer tipo de atitude tomada por meio de governos não vai mudar o que aconteceu, a construção desta “nação dos sonhos” não se concretizar por tentar consertar erros do passado. O mínimo que podemos fazer é admirar e seguir o exemplo daquelas pessoas que lutaram por um Brasil diferente e por uma política que honrasse o significado da democracia.

Ditadura Militar

Deixe um comentário